DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ESTAÇÃO DE TREM DE JAGUARIÚNA




22/11/09 - 09h57 - Atualizado em 22/11/09 - 09h58

Estação de trem de Jaguariúna passará por revitalização

Orçamento da obra no interior de SP ficou em, R$ 1,4 milhão.
Trabalho quer reviver características do início do século.
Do G1, com informações do Antena Paulista
Tamanho da letra

Conteúdo não disponível.
Infelizmente este vídeo não está disponível. Desculpe-nos pelo inconveniente.
Código do Erro - NF
A estação de trem de Jaguariúna, a 123 km da capital, vai passar por uma obra de revitalização para recuperar os aspectos do início do século passado. As obras, orçadas em R$ 1,4 milhão, devem começar ainda este ano. O local é bastante procurado por turistas que querem reviver ou conhecer o passeio de Maria Fumaça.

Veja o site do Antena Paulista

O antigo relógio mostra que o tempo parou no local. A estação foi fundada em 1945 pela Companhia Mogiana, e mantém a arquitetura da época, com suas formas e curiosidades.

“Esse gancho aqui na plataforma, embaixo dele era presa uma sacola com correspondências. Então se não fosse a parada do trem aqui, ele passava devagar e o chefe da composição colocava o braço e liberava a correspondência que ia para São Paulo”, explicou o restaurador Márcio Antonio Leitão.

O dinheiro que será usado no projeto veio de fontes públicas e privadas, através de parcerias. No prédio, que está em processo de tombamento, funcionam hoje o centro de informações turísticas da cidade e o museu ferroviário, que serão reformulados. O projeto de revitalização já foi enviado ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico.

A cada fim de semana, a estação recebe 4 mil turistas, e a ideia é criar mais espaços. “Nós teremos um playground, um fraldário. Estamos garantindo toda a questão da acessibilidade”, disse Maria das Graças Albaran, secretária de Turismo da cidade.

A maior atração, entretanto, é a Maria Fumaça. A cidade tem um trabalho para a recuperação das locomotivas que é reconhecido no mundo todo. Vinte e uma delas estão de volta aos trilhos, possibilitando fazer uma viagem em um vagão de 1892, por um trecho de 24 km entre a cidade de Campinas, a 93 km de São Paulo.

Leia mais notícias de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.