DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PROJETO CANTO & VIOLA


Projeto CANTO & VIOLA

apresenta

JOACI ORNELAS

04 de novembro – Sexta-feira – 20 horas

SESC LACES/JK – Rua Caetés, 603

Ingresso – 1 kg de alimento não perecível

Joaci Ornelas é cantador, compositor e instrumentista, natural de Salinas, Vale do Jequitinhonha,e reside em Belo Horizonte desde 1980. Estudou teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes-BH, e violão com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira. Autodidata em viola caipira, instrumento a que se dedicou influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas.

A viola está hoje ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças da musical renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior de Minas ou em suas próprias composições.

Já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e cidades do interior de Minas Gerais. É um dos fundadores do grupo VivaViola, movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais, que lançou o CD "VivaViola, 60 cordas em movimento" no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães.

Gravou em 2006 o CD "ANDEJO", que reúne mais de 15 anos de trabalho e pesquisa sobre a cultura popular no Vales do São Francisco e Jequitinhonha. São 16 faixas com músicas de sua autoria e em parceria com o poeta, escritor e jornalista João Evangelista Rodrigues, incluindo a gravação da música “Pau de Atiradeira” de autoria do cantador e compositor baiano Papalo Monteiro, e músicas de domínio público que trazem elementos importantes da cultura popular como: folia de reis, batuque, cantigas de roda entre outros, mostrando a riqueza musical presente nessas tradições que muito contribuíram para sua formação musical, artística e humana. O CD conta ainda com participações especiais de Dércio Marques, cantador e compositor de grande importância para uma geração de artistas da atualidade; John Rikcs, músico e instrumentista americano que se dedica a música brasileira; Heliane Ferreira, cantora mineira que também divulga a música nos Estados Unidos; Dona Augusta, uma “cantadeira” natural de São Julião-MG que emprestou sua voz singular e sua cantiga de roda “Jardim de Flor”, imprimindo um espirito de beleza pura e singela ao disco. Participaram também: Chico Lobo, Tatá Simpa, Bruno Pimenta, Anderson Oliveira, Carlinhos Ferreira, Eros Fresiq Ana Luisa Tomishe, Dito Rodrigues, Ana Patrícia e Nádia Campos.

Em 2007 participa da gravação do programa Sr. Brasil da Tv Cultura –SP e da organização do I Seminário Nacional de Viola Caipira pela Associação Nacional dos Violeiros do Brasil; em 2006 apresenta na cidade de Guarulhos-SP dentro do projeto “Terças Acústicas e participa do Encontro de Violeiros” de Brasília-DF, dentro da programação cultural da ”II Feira Nacional de Reforma Agrária”; em 2005 faz show de lançamento do CD “Andejo”, na sala Juvenal Dias no Palácio das Artes; no projeto “Conexão Telemig Celular” no teatro Francisco Nunes; grava o programa “Brasil das Gerais” - Especial Jequitinhonha, para a TV Minas, e se apresenta na “II Feira de Nacional Agricultura Familiar” em Brasília-DF e no “ll Encontro de Povos do Cerrado” no CAA em Montes Claros; em 2004 se apresenta no projeto “Viola de Cantoria” em Matozinhos-MG e no “II encontro nacional de violeiros da cidade de Ribeirão Preto-SP; em 2003 do projeto “Baobá” -Encontro de culturas populares- no Lapa Multishow em Belo Horizonte e do “l Encontro Nacional de Violeiros” da cidade de Ribeirão Preto-SP; em 2001 se apresenta no Festival de Cultura Popular do SESC em Araxá-MG e da semana de cultura “Encontro de Violeiros” da cidade de Arcos-MG; em 1999 participa de Programa Brasil Das Gerais - Especial “Viola Caipira” da TV Minas e do programa “Arrumação” da TV Alterosa; em 1997 se apresenta no “Projeto Zás” do Teatro da Assembléia Legislativa de Minas Gerais juntamente com o violeiro Pereira da Viola. Produziu projetos voltados para criação de espaços para apresentações de vários músicos e cantadores mineiros e de outras regiões. Joaci Ornelas desenvolve projetos de pesquisa e registro sonoro de manifestações culturais em Minas Gerais. Recentemente produziu os CDs “O Congado”, em Bom Jesus de Matozinhos e “Encontro Nacional de Violeiros”, na cidade de Ribeirão Preto SP.

joaciornelas@hotmail.com

Realização SESC MINAS

Parceria com os produtores Luiz Trópia & Tadeu Martins

Apoio – Programa Viola Brasil – TV Horizonte

Informações – 3272.0150 – 8893.7806 - 8474.2050


Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.