DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

terça-feira, 18 de outubro de 2011

DEPOIS DE UM AVC - COMO AJUDAR


DERRAME ALEGRIA

Na madrugada de sexta para sábado levei um açoite
Após longa conversa com uma pessoa por telefone
Fui acometido por um derrame* naquela linda noite
Fazendo com que para Deus meu olhar se direcione

Fiquei em paz e não incomodei parente ou vizinho.
Decidi dormir e tomar providencia de manhã cedo
Esta não é a melhor decisão para quem está sozinho.
Confesso não ter sentido preocupação e nem medo

De manhã ao acordar confuso e com a perna mole
Liguei para o meu irmão em seguida para meu filho
Parecia estar bêbado sem ter tomado nenhum gole
Fui levado ao hospital para resolver este empecilho

No hospital fui direcionado ao setor de emergência
Depois da coleta de sangue fizeram uma tomografia
Logo fui cercado por profissionais de muita eficiência
O meu frágil quadro clínico um internamento exigia

De cadeira de rodas eles levaram-me para o quarto
Ali tive a companhia de dois pacientes atenciosos
Foi-me oferecida uma oração que eu aceitei no ato
Um pastor que estava ao lado de servos fervorosos.

Nos momentos difíceis recorremos ao Pai Celestial
Mas quando está tudo bem, nós raramente o fazemos.
Precisamos sempre agradecer por Ele livrar-nos do mal
E assim o vale da sombra da morte nós não temeremos

Agora já estou em casa confiante na plena recuperação
Aos meus amigos desejo saúde para seguir em frente
A vida é cheia de obstáculos para obtermos superação
Na saúde e na doença nós devemos viver alegremente

....................................................................................
*Sofri um derrame no dia 08/10/2011, as 01:00h da madrugada.
....................................................................................
José Carlos Gueta
Enviado por José Carlos Gueta em 12/10/2011
Reeditado em 13/10/2011
Código do texto: T3273149

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Envie por e-mail
Denuncie conteúdo abusivo

Comentários
13/10/2011 16:08 - Irineu Fernandes
Caro amigo, um derrame é um aviso, algo de errado há, fico feliz por sua recuperação. Há um ditado popular que diz: "Pra baixo todo Santo ajuda". Eu o complemento dizendo: que isso, por vezes, ocorre quando não lembramos Deles na hora da subida. Temos que agradecer sempre e, a cada dia, perceber os nossos movimentos, que são tão involuntários que nem os notamos. Mas quando estamos enfermos qualquer que seja o movimento por mais simples que seja, ficamos radiantes de felicidade pelo progresso da nossa temerosa e lenta recuperação. Caro amigo você é novo, então comece a fazer tudo de novo, talvez só um pouco diferente. Um grande abraço de seu amigo Irineu

Sobre o autor
José Carlos Gueta
Santo André/SP - Brasil
536 textos (27276 leituras)
44 áudios (9510 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/11 12:19)



Depois de um AVC – Como ajudar?
O que é um AVC?
Diz-se que um acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando uma parte do cérebro deixa de ser irrigada pelo sangue. Isto acontece quando um coágulo se forma num vaso sanguíneo cerebral ou é transportado para o cérebro depois de se ter formado noutra parte do corpo, interrompendo o fornecimento de sangue a uma região do cérebro. Pode, também, resultar da ruptura de uma artéria cerebral e, neste caso, o sangue que sai vai destruir o tecido cerebral circundante. Em qualquer dos casos, o tecido cerebral é destruído e o funcionamento cerebral é afectado.
Como agir?
Recomenda-se que a vitima de um AVC deve, por si próprias e o mais cedo possível, procurar recuperar a autonomia e desempenhar um papel activo na sua recuperação.
No início, devem ser estimuladas a realizar tarefas simples que estejam ao seu alcance, sendo-lhes dada a ajuda suficiente para que obtenham bons resultados.
Dicas para os familiares, cuidadores e amigos de doentes de AVC:
1. Deve ser dada apenas a ajuda necessária para que a pessoa consiga executar determinada tarefa. Há famílias que, com boas intenções, prestam demasiada ajuda, o que leva a que o doente não faça o suficiente pelos seus próprios meios e, por conseguinte, perca a confiança em si próprio. Deve deixar-se que execute sozinho as tarefas, mesmo que demore mais tempo.
2. Deve-se encorajar o doente sem se lhe exigir demasiado. É necessário ser firme, mas compreensivo, e nunca se mostrar impaciente ou zangado.
3. Depois do AVC, o doente pode ter reacções estranhas, como chorar ou rir, sem motivo aparente. Isto não deve causar preocupação, porque se trata de uma manifestação normal da doença, que desaparece progressivamente com a sua evolução.
4. O doente deve ser encorajado a receber visitas, a sentar-se na varanda ou no jardim e a passear na rua. Não deve ficar isolado.
5. Não esquecer que, apesar da sua incapacidade, este doente deverá ser tratado com respeito, ser integrado nos assuntos da família, sendo-lhe pedida ajuda em pequenos trabalhos domésticos.
6. Deve estimular-se o doente a sair de casa e a integrarse na comunidade. Existem centros de dia para pessoas idosas e com incapacidades, que podem proporcionarlhe outras companhias e actividades. Quanto mais ocupado e activo estiver, melhor será a sua atitude, disposição e recuperação.
Apoio especializado:
Para além do contributo da sua família e amigos, pode ser necessária a intervenção de vários profissionais, nomeadamente: médico assistente/família, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, psicomotricista, terapeuta da fala e terapeuta ocupacional, os quais dispõem de procedimentos e estratégias adequados à situação clínica e que ajudarão a vitima de AVC na sua recuperação.
Adaptado de DGS, Viver após um acidente vascular cerebral,
Lisboa, 2000




Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.