DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

sábado, 18 de junho de 2011

LUIZINHO BASTOS: SER POETA TODOS OS DIAS

LUIZINHO BASTOS



SER POETA TODOS OS DIAS

(do livro A emocionante aventura da vida, Luizinho Bastos)

Todo dia é a mesma coisa! cumprir horários e regras, enfrentar o trânsito, trabalhar mal-humorado, driblar as crises, os afazeres domésticos, solidão, estresse... a repetição das mesmas coisas transformam a vida numa rotina viciosa; semanas e meses de monotonia.

Até parece que somos máquinas competindo num mercado de ilusões nesse sistema que abafa os sentimentos, as fantasias, os sonhos, que não dá chances ao desprendimento, à irreverência, à espontaneidade de fazer algo inédito que fuja do convencional.

Precisamos ilustrar esse cenário, fantasiar a realidade, sonhar de olhos abertos, cultivar a excentricidade, ser um “pouquinho” diferentes e fazer algo diferente, inédito, que nunca fizemos, que possa parecer anormal ou loucura, pelo menos uma vez ao dia.

Que tal escrevermos um poema? um soneto de amor? opa! nem todos têm o dom de escrever. Mas há algo que somos e não sabemos que somos porque deixamos oculto e não o revelamos. Há um poeta no íntimo de cada um. Poeta não é somente quem compõe versos. Ser poeta é infundir suavidade no meio de tanta aspereza, é espantar a monotonia e as preocupações explodindo todos os bloqueios com uma atitude inédita que se torne um costume prazeroso todos os dias, inclusive com improviso. Por isso somos poetas; temos uma veia poética.

Ah!... como seria bom se fôssemos poetas uma vez ao dia ou todos os dias na emocionante aventura da vida.

Não é tão difícil assim. Vamos fantasiar aos poucos... é simples: conversar com as plantas e mandar beijinhos aos passarinhos na praça da cidade, dançar na chuva e se encharcar de alegria, cantarolar com voz alta durante o expediente, correr com um buquê de flores na mão ao encontro da pessoa amada, deixar o orgulho de lado e telefonar para aquela pessoa que juramos não querer mais ver, aplaudir o pôr-do-sol no meio do congestionamento, cumprimentar os estranhos que caminham pela calçada, escolher uma estrela no céu para ser nossa amiga confidente, se emocionar ao ver uma criança pulando e sorrindo, declamar um poema antes ou depois do jantar, dar nome aos peixinhos de todos os aquários que vemos e ficar apreciando suas borbulhas, imaginar o sorriso de Deus ao respirar a brisa todas as manhãs...

Se fizermos algo parecido com tudo isso, seremos poetas todos os dias, a vida não será monótona, certamente vamos recompor as energias, os problemas serão resolvidos, não sentiremos solidão nem depressão, viveremos cada momento como se fosse cedo para aproveitar o máximo e jamais tarde para acontecer tudo maravilhoso. Temos vinte e quatro horas para sermos poetas pelo menos uma vez. É bem provável que sejamos chamados de loucos, mas não nos preocupemos. Só os poetas são capazes de fantasiar a realidade com conscientes loucuras. Sejamos poetas hoje, amanhã, sempre... a rotina da vida será mais prazerosa, emocionante e com eternas novidades.


Só os poetas são capazes de fantasiar

a realidade com conscientes loucuras.

...


http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheAutor.aspx?idAutor=13384



Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.