TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
BARROCO
O termo Barroco começa na metade do Settecento
Veio não só para indicar às arquiteturas bizarras
Durante a polêmica que expressava o ressentimento
E a condenação contra as aberrações e as farras
Aberração que partia de um novo gosto: Neoclássico
E do racionalismo crescente dos enciclopedistas
Inspirados na caprichosa forma de concha práticos
Símbolos usados contra a severidade renascentista.
O Barroco revela-se um estilo fortemente caracterizado
Responde especialmente na comparação a renascença
Em “Da Espiritualidade Da Arte”, Kandinski, tinha observado
Cada obra de arte é uma criatura, é uma nova crença
Em seu tempo a obra de arte é a mãe dos sentimentos
Cada época realiza uma obra que não pode ser repetida
Os modos artísticos já vivenciados em outros momentos
Se repetida iguala-se a uma criatura morta nascida
Assim como é impossível, como os gregos antigos vivermos
Aplicar os princípios gregos na plástica irá gerar
Formas símiles gregas e sem alma produziremos
Ficando assim permanentemente sem nada acrescentar
Diferentemente no Barroco as suas formas são novas
Não vinculadas às ordens e composturas cinquentistas
Numa plástica de contorções e extravagantes provas
De inspirada musicalidade com excelentes artistas
Veio não só para indicar às arquiteturas bizarras
Durante a polêmica que expressava o ressentimento
E a condenação contra as aberrações e as farras
Aberração que partia de um novo gosto: Neoclássico
E do racionalismo crescente dos enciclopedistas
Inspirados na caprichosa forma de concha práticos
Símbolos usados contra a severidade renascentista.
O Barroco revela-se um estilo fortemente caracterizado
Responde especialmente na comparação a renascença
Em “Da Espiritualidade Da Arte”, Kandinski, tinha observado
Cada obra de arte é uma criatura, é uma nova crença
Em seu tempo a obra de arte é a mãe dos sentimentos
Cada época realiza uma obra que não pode ser repetida
Os modos artísticos já vivenciados em outros momentos
Se repetida iguala-se a uma criatura morta nascida
Assim como é impossível, como os gregos antigos vivermos
Aplicar os princípios gregos na plástica irá gerar
Formas símiles gregas e sem alma produziremos
Ficando assim permanentemente sem nada acrescentar
Diferentemente no Barroco as suas formas são novas
Não vinculadas às ordens e composturas cinquentistas
Numa plástica de contorções e extravagantes provas
De inspirada musicalidade com excelentes artistas
José Carlos Gueta
Enviado por José Carlos Gueta em 05/09/2011
Código do texto: T3201708
Código do texto: T3201708
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário