DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A HORA DAS DECISÕES

A hora das decisões
Rafael Guelta*

É natural, e saudável, que o estudante de qualquer profissão se preocupe em colher informações sobre as oportunidades que irá encontrar no mercado de trabalho depois que receber o diploma. É importante saber se é fácil ou difícil ingressar na profissão, se os salários são bons e quais são as dificuldades a superar no início para consolidar uma carreira.
Mas é igualmente importante que, já no início do estudo, o aluno também se preocupe sobre que tipo de profissional que pretende ser. Qual é a meta? Chegar ao topo, ser um profissional de destaque, com uma agenda sempre cheia de compromissos? Ou ocupar uma posição com menos tensões e mais horas de convívio com a família?
Esta é a hora das decisões. Tudo o que irá se desenrolar adiante, numa carreira profissional, terá mais consistência se as metas forem traçadas desde já. Há pessoas com perfil cerebral, que gostam de planejar e desenvolver estratégias. Outras são mais ligadas aos aspectos operacionais, gostam de pôr a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. É fundamental que o estudante pense profundamente em suas características pessoais, temperamento, preferências, estilo de vida... - tudo isso vai pesar, direta ou indiretamente, na carreira profissional.
Outro passo importante para o estudante é, desde já, se adequar às necessidades do mercado. As empresas querem profissionais talentosos e criativos, pessoas empreendedoras que saibam antever oportunidades, tendências e necessidades. É importante ter espírito de equipe, gostar de se relacionar com as pessoas, saber comandar e delegar tarefas, ter interesse no que o cliente deseja para se sentir satisfeito. Falar inglês é imprescindível. Utilizar os recursos da Internet com desenvoltura - buscando sempre a melhor e mais fundamentada informação - também é.
Para se tornar um profissional de qualidade, é importante que o estudante leia bons livros, assista bons filmes, ouça boa música e também se interesse por teatro, artes plásticas e outras manifestações culturais. Não se deve esperar pelas coisas; buscá-las é uma parte importante do aprendizado. Tudo isso ensina a enxergar o mundo com mais amplitude. Quanto mais conhecimento e diversidade, melhor. E melhor ainda é acabar de vez com os preconceitos. A tendência é que acabem de vez aquelas velhas e absurdas 'diferenças' entre jornalistas e profissionais de relações públicas. Nas empresas, as tarefas executadas por essas áreas estão cada vez mais integradas - jornalistas fazem coisas de RPs e RPs fazem coisas de jornalistas.

*Rafael Guelta é jornalista, editor de Comunicação Interna Corporativa da Volkswagen do Brasil.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.