DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O TICO-TICO E O OPERÁRIO

O tico-tico e o operário

Em 1972 eu trabalhava na Pirelli Cabos, no setor de expedição e na hora do almoço eu me deslocava até o restaurante passando por uma calçada gramada onde havia um pinheiro.
Certo dia após o almoço, fiquei curioso ao notar um tico-tico, que entrava e saia do pequeno pinheiro, cheguei mais perto desta árvore e avistei no seu interior a mamãe tico-tico aquecendo seus futuros filhotes que estavam dentro de pequenos ovos.
A partir desse dia me tornei amigo daquele pássaro, e sempre na hora do almoço reservava alguns minutos para “bater um papo”, que se tornou costumeiro.
Um dia eu notei que a mamãe tico-tico, que eu apelidei de “tica” estava muito agitada, entrando e saindo do ninho sem parar. Eu me aproximei, e de dentro do seu ninho escutei o choro de seus filhinhos que saíra dos ovinhos.
Alguns colegas de trabalho estranharam minha atitude e me perguntaram o que havia naquele pinheiro, que eu visitava todos os dias.
Contei-lhes o ocorrido, e eles quiseram conhecer a família tico-tico.
Levei-os até lá e falei com a mamãe tico-tico:
Tica: você tem visita!
Ela saiu do ninho, pousou numa árvore próxima, e só retornou após todos os meus colegas verem a novidade.
Em seguida presenciei uma cena preocupante, operários do setor de jardinagem da Pirelli, tinham ordens de derrubarem aquele pinheiro onde ficava a “casa” da minha amiguinha tico-tico.
Imediatamente tentei impedi-los, expondo-lhes minha justificativa, mas não consegui sensibilizá-los. Eles diziam que estavam apenas cumprindo ordens superiores.
Finalmente depois de muita conversa consegui convence-los a me aguardar no local e me dirigi até o responsável do setor que era o Engenheiro Sr. Rostanho que quis ir até o local verificar o caso pessoalmente.
Chegando ao local mostro-lhe o ninho do tico-tico, e ele se emociona, ao presenciar aquela família e dá uma ordem:
Está suspenso o corte deste pinheiro enquanto os filhotes de tico-tico não puderem voar e sair espontaneamente do seu ninho e pediu aos jardineiros para deixarem o local.
Assim foi feito e os tico-ticos cresceram e se multiplicaram e é muito comum presenciar esses pássaros que até hoje frequentam as instalações da empresa, usando as árvores e porque não, até os buraquinhos dos muros que cercam a Pirelli.
Este causo vem reforçar a preocupação que os dirigentes e funcionários têm com o meio ambiente.

Causo verídico acontecido e contado pelo meu pai:
José Jesus Gueta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.