DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AGÊNCIA SAÚDE

17/01/2011 - ATUALIZADO ÀS 18H45

VALE ESTE - Rio recebe 250 mil doses de vacina para desabrigados

Mais de dois mil profissionais de saúde se cadastram como voluntários. Quinze estão em deslocamento para o estado

O Ministério da Saúde enviou para o Rio de Janeiro 100 mil doses da vacina dupla (difteria e tétano), que serão utilizadas no atendimento à população atingida pelas enchentes. Além delas, também foram enviadas mais 150 mil doses da vacina dupla para repor o estoque da Secretaria Estadual de Saúde. Ainda foram encaminhadas cinco mil doses de vacina contra a raiva para aplicação nos animais levados para abrigos no estado.

“A situação na Região Serrana continua grave. Estamos de prontidão para as necessidades da população local”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O último lote de vacina chegou nesta segunda-feira (17) ao Rio. A Secretaria Estadual de Saúde está fazendo a distribuição, conforme solicitações que chegam das áreas atingidas e unidades de saúde que fazem o atendimento à população. Uma das principais dificuldades de armazenamento dos insumos é o fato de as redes elétrica e de frio (geladeiras) terem sido severamente prejudicadas.
A vacina dupla (difteria + tétano) é orientada para uso em unidades hospitalares, pois para lá estão sendo encaminhadas pessoas com ferimentos e risco de tétano. A antirrábica será aplicada apenas em cães e gatos que estão nos abrigos junto com os donos.
VOLUNTÁRIOS – Seguem nesta terça-feira (18), 28 dos 40 voluntários dos hospitais federais do Rio de Janeiro para a região Serrana. Eles atuarão em localidades críticas de Nova Friburgo. São enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Dos voluntários cadastrados no Portal da Saúde (www.saude.gov.br), são 15 os médicos e enfermeiros que estão sendo deslocados para a Região Serrana. Destes, 10 chegam até esta terça-feira (18) no estado com o deslocamento custeado pelo Ministério da Saúde (incluindo o pagamento de passagens e de despesas com alimentação e alojamento).
Dois voluntários são vinculados ao Samu do Distrito Federal e vão atuar no Serviço Aeromédico (por meio de helicóptero), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Os demais – sendo dois do Samu de Recife (PE), um do Samu de Goiânia (GO) e outro do Samu de Maceió – vão atuar na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Friburgo e região, onde unidades de saúde foram extremamente danificadas pelas enchentes.
Outros quatro profissionais do Samu, de diferentes localidades do país, estão sendo deslocados para atuar em bairros de Nova Friburgo que ficaram isolados; principalmente, Córrego Dantas, São Geraldo, Rio Grandina e Alto do Floresta.
Nesta segunda-feira (17), cinco profissionais – com despesas de deslocamento custeadas pelas respectivas secretarias de saúde – já chegaram à Região Serrana do Rio. São quatro profissionais do Samu de Salvador (BA) – dois médicos, um enfermeiro e um técnico em enfermagem – que estão atuando no Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, e um enfermeiro do Samu de Belo Horizonte (MG), que auxilia os bombeiros nas equipes de busca e salvamento.
O cadastro de profissionais no Portal Saúde já registra mais de 2,2 mil voluntários. Eles estão sendo deslocados para o Rio de Janeiro à medida que as autoridades de saúde do estado solicitam apoio ao Ministério da Saúde.
Alethea Muniz, Renatha Melo, Renato Strauss e Franco Thomé, da Agência Saúde – Ascom/MS
61/3315-2005, 3315-3533 e 3315-3580

Código da matéria 2215

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.