DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AGÊNCIA SAÚDE

18/01/2011 -

Voluntários da Saúde chegam à região Serrana

Primeira equipe, formada por 28 profissionais, será dividida pelas localidades de Córrego Dantas, São Geraldo, Rio Grandina e Alto da Floresta

A primeira equipe de voluntários da Rede Hospitalar Federal no Rio de Janeiro partiu, na manhã desta terça-feira (18/01), para Nova Friburgo com a missão de reforçar o atendimento às vítimas das chuvas, que atingiram a Região Serrana na última semana. Na bagagem, os profissionais levaram kits com material para curativo, imobilizações e pequenas cirurgias, entre outros itens, além da experiência adquirida na enchente de Pernambuco, em junho de 2010.
Com a coordenação do diretor do Hospital Federal Cardoso Fontes, Paulo Fernandes, o grupo de 28 voluntários, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, será distribuído em postos montados em quatro regiões críticas da cidade: Córrego Dantas, São Geraldo, Rio Grandina e Alto da Floresta. As localidades foram definidas após o reconhecimento técnico feito pelo Gabinete de Crise do Ministério da Saúde, que desde a semana passada está na região.
“Como é uma situação crítica, é possível que a gente encontre feridos e pessoas que ainda não receberam atendimento médico”, afirma Fernandes. Para ele, também será necessária a atenção psicológica da população devido às perdas que tiveram.
VOLUNTÁRIO - Um dos integrantes de equipe nasceu na região. Renan Ramos, enfermeiro do Hospital Federal do Andaraí, que também foi um dos voluntários na missão de Pernambuco, cresceu em Teresópolis e se mudou da cidade há dois anos, depois de passar no concurso do Ministério da Saúde.
“Minha família é toda da Região Serrana, tanto de Teresópolis como de Nova Friburgo. É um pouco mais complicado você trabalhar na região onde morou e conhece as pessoas, uma vez que posso encontrar um familiar ou um amigo de infância, da universidade ou vizinho próximo que pode ter perdido tudo”, declara Renan.
Assim que chegarem à cidade de Nova Friburgo, os voluntários irão se reunir com o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar, Oscar Berro, que também é o responsável pela coordenação do Gabinete de Crise, montado pelo Ministério da Saúde para atender às vítimas da chuva da Região Serrana.
Balanço de ações:
- Disponibilização de R$ 8,7 milhões para assistência hospitalar;
- Envio de 30 kits de medicamentos e insumos estratégicos para atendimento a 45.000 desabrigados e desalojados (13/1);
- Envio de 8 técnicos do Ministério da Saúde para apoio a Secretaria de Saúde do Estado (saúde ambiental, vigilância epidemiológica, urgência e emergência, e sangue e hemoderivados);
- Envio de 30 mil frascos de Hipoclorito de s6dio;
- Disponibilização de 250 mil doses de vacina dupla contra difteria e tétano;
- Envio de material de orientação a população e aos profissionais de saúde (200.000 cartilhas “Saiba como agir em caso de Enchentes”, 50.000 cartilhas “Saiba como agir em caso de Enchentes – Abrigos”; e 45.000 folders que abordam cuidados;
- Spots de rádio para orientação a população — veiculados nas rádios dos municípios atingidos no RJ desde 13/1;
- Envio de 15 ambulâncias avançadas e básicas;
- 44 pacientes transferidos para a rede hospitalar federal;
- A Fiocruz disponibilizou o campo de futebol como base de apoio de resgate aéreo
- Disponibilização de 6 pick-ups 4x4
- INCA/RJ está dando suporte a mais de 200 pacientes da região
- Apoio ao Hospital Municipal Raul Sertã, de Nova Friburgo;
Patrícia Gomes, da Agência Saúde - Ascom MS/RJ
21/3985-7475

Código da matéria 2218


Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.